Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

I Concurso de Mnemônicas do número Pi (π) realiza ações interdisciplinares no curso técnico em Biotecnologia

Publicado em 25 de maio de 2018

Dentre várias atividades de ensino desenvolvidas pelo Campus Jaguariaíva nesse 1º quadrimestre, o Projeto de Mnemônicas surgiu no contexto do ensino de matemática, articulado a outro projeto – Geometria no Cotidiano – desenvolvido pelo professor Danilo Augusto Ferreira de Jesuz.

Durante uma abordagem histórica apontando a importância do número π, foi trabalhada a mnemônica de A. C. Orn. Tal atividade motivou os estudantes e o professor a desdobrar tal discussão em uma atividade criativa, o que levou ao convite a professores da área de Linguagens a juntar esforços em um projeto interdisciplinar, realizado na forma de um concurso de criação de mnemônicas sobre o π.

De acordo com regras específicas, os estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio produziram textos escritos, e com suporte visual, nos quais havia uma correspondência entre as casas decimais do π e o número de letras das palavras.

Segundo o professor Danilo, o trabalho favoreceu a compreensão do número π, considerando sua importância e aplicação em diversas áreas da matemática e para além dela. Conforme os professores Ivan Takashi Kano e Pedro Leites Junior, o projeto contribuiu para explorar habilidades relacionadas à Gramática Implícita e estratégias da comunicação específicas, como expansão à esquerda e à direita e o uso de tipologias textuais apropriadas a distintos projetos de dizer, abordando conteúdos de estrutura e funcionamento da Língua Portuguesa e escrita criativa.

Os desafios impostos pela composição das mnemônicas colocaram os estudantes em contato com a linguagem verbal em sua componente mais lúdica, reforçando a importância da forma como parte integrante do conteúdo significativo dos textos apresentados.

Durante o evento foi realizada exposição dos trabalhos, apresentação de dramatizações e divulgação dos trabalhos premiados.