Concluída a 1ª etapa do Projeto de Ensino: Porque na vida nem tudo são quadrados – Campus Jaguariaíva

Em desenvolvimento no IFPR Campus Jaguariaíva, o projeto visa aproximar a relação entre a Matemática e o aluno, buscando aplicar os conceitos de Geometria e a questões reais que poderiam apresentar-se no cotidiano do estudante.

A proposta é uma sequência didática problematizada por meio da História da Matemática articulada ao uso de recursos tecnológicos, contemplada em três fases:
I) Problematização histórica de como os Babilônios calculavam a área de quadriláteros;
II) Construção e investigação das propriedades dos quadriláteros através do software GeoGebra;
III) Trabalho de campo a partir da simulação de uma determinada região e apontamento de alguns problemas (referentes à medidas inacessíveis) para que o aluno desenvolvesse estratégias para calcular a área da região.

Público-alvo: alunos do 4º ano do curso técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio.
Prof. Responsável: Danilo Augusto Ferreira de Jesuz.