I Concurso de Mnemônicas do número Pi (π) realiza ações interdisciplinares no curso técnico em Biotecnologia – Campus Jaguariaíva

Dentre várias atividades de ensino desenvolvidas pelo Campus Jaguariaíva nesse 1º quadrimestre, o Projeto de Mnemônicas surgiu no contexto do ensino de matemática, articulado a outro projeto – Geometria no Cotidiano – desenvolvido pelo professor Danilo Augusto Ferreira de Jesuz.

Durante uma abordagem histórica apontando a importância do número π, foi trabalhada a mnemônica de A. C. Orn. Tal atividade motivou os estudantes e o professor a desdobrar tal discussão em uma atividade criativa, o que levou ao convite a professores da área de Linguagens a juntar esforços em um projeto interdisciplinar, realizado na forma de um concurso de criação de mnemônicas sobre o π.

De acordo com regras específicas, os estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio produziram textos escritos, e com suporte visual, nos quais havia uma correspondência entre as casas decimais do π e o número de letras das palavras.

Segundo o professor Danilo, o trabalho favoreceu a compreensão do número π, considerando sua importância e aplicação em diversas áreas da matemática e para além dela. Conforme os professores Ivan Takashi Kano e Pedro Leites Junior, o projeto contribuiu para explorar habilidades relacionadas à Gramática Implícita e estratégias da comunicação específicas, como expansão à esquerda e à direita e o uso de tipologias textuais apropriadas a distintos projetos de dizer, abordando conteúdos de estrutura e funcionamento da Língua Portuguesa e escrita criativa.

Os desafios impostos pela composição das mnemônicas colocaram os estudantes em contato com a linguagem verbal em sua componente mais lúdica, reforçando a importância da forma como parte integrante do conteúdo significativo dos textos apresentados.

Durante o evento foi realizada exposição dos trabalhos, apresentação de dramatizações e divulgação dos trabalhos premiados.