Estudantes realizam apresentação de protótipos em reunião de pais – Campus Jaguariaíva

Estudantes realizam apresentação de protótipos em reunião de pais

Na última segunda-feira, dia 08, ocorreu a 3ª reunião de pais de 2018 do curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio.

Na oportunidade foram tratados assuntos gerais e apresentação discente de protótipos desenvolvidos em sala de aula e em projetos de pesquisa.

A estudante Thaina Aparecida Silva apresentou o protótipo “Composteira automatizada: uma alternativa sustentável para redução dos impactos ambientais”. O trabalho foi desenvolvido juntamente com as alunas Larissa Fernanda Labres e Giordana da Silva Bueno.
De acordo com Thainá, “no Brasil cerca de 60% dos resíduos coletados diariamente são de origem orgânica, apenas um pequena porcentagem recebe tratamento adequado para seu descarte e o restante é depositado em aterros sanitários, balas e outros, contribuindo assim para a poluição ambiental quando descartados incorretamente. Já pensou se todo esse resíduo orgânico fosse reaproveitado?”
Partindo dessa problemática, foi desenvolvido um protótipo de composteira automatizada com a capacidade de controlar a decomposição da matéria orgânica por meio de equipamentos eletrônicos juntamente com a plataforma Arduino para que ocorra aceleração do processo de compostagem dos resíduos sólidos orgânicos.
O protótipo foi planejado no intuito de reduzir o período de compostagem, disponibilizar facilidade para o manuseio e minimizar os impactos ambientais, contribuindo assim para a redução dos impactos ambientais e a sustentabilidade do planeta.

Outro projeto apresentado foi o do estudante Marlon Bronoski da Silva. O trabalho intitulado “A aplicação da plataforma arduíno em um protótipo de horta mecanizada” trata-se de um protótipo desenvolvido juntamente com o estudante Gabriel Paulino Carpinski de Lima.
Marlon destacou os objetivos do projeto que são:
– Promover o uso do Arduíno em um sistema de horta mecanizada, que leve à economia de recursos humanos e de implementos, e à autonomia e rentabilidade associada à mecanização. Arduíno é uma plataforma de uso livre, criada em 2005 por Massimo Banzi na Itália, que possibilita a construção e automação de diversos projetos eletrônicos com uso de programação, projetada através de um micro controlador Atmel AVR que apresenta suporte de entrada/saída embutido.
– Aprender e aplicar a lógica de programação Wiring. Wiring é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre composta por uma linguagem de programação, um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) e um micro controlador de placa única.
– Desenvolver um projeto de inovação tecnológica que exponha a capacidade humana de recriação dos antigos afazeres, e leve à racionalização e autonomia dos sujeitos em relação ao trabalho, liberando seu tempo para realização de outras tarefas.