Estudantes concluem curso de Restauração Ecológica na Floresta Nacional de Piraí do Sul – Campus Jaguariaíva

Notícias

Estudantes concluem curso de Restauração Ecológica na Floresta Nacional de Piraí do Sul

Publicado em

Copiado!

O curso aconteceu na sede da unidade de conservação da Floresta Nacional do município de Piraí do Sul/PR (FLONA), no período de agosto a outubro de 2018.

Participaram dessa capacitação, 21 estudantes do 3º e 4º ano do curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, acompanhados pelas docentes Danielle Hiromi Nakagawa e Catiussa Maiara Pazuch.

Com o objetivo de realizar ações de restauração ecológica numa área total de 37 hectares da FLONA, a qual há 3 anos apresentava áreas recobertas por reflorestamento de árvores Pinus sp. (pinus), plantadas em meados dos anos 1960 e que foram extraídas no decorrer do tempo, gerando assim, degradação do ecossistema, o curso abordou temas para adoção de técnicas adequadas à implementação e manutenção da biodiversidade local, devolvendo um fragmento significativo de floresta com araucária para a região.

A capacitação foi promovida pelo Projeto Conexão Araucária e executado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), através de recursos do BNDES, tendo como parceiros a Japan Tobacco International (JTI), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto Chico Mendes de Proteção à Biodiversidade (ICMBio), totalizando 6 encontros de acordo com os seguintes módulos:

MÓDULO 1
CONSERVAÇÃO DA NATUREZA COM FOCO NA
FLORESTA COM ARAUCÁRIA

MÓDULO 2
RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA

MÓDULO 3
PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS
VISITA VIVEIRO CHAUÁ – Campo Largo – PR

MÓDULO 4
EMPREENDEDORISMO

MÓDULO 5
PRÁTICA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA

MÓDULO 6
FECHAMENTO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Topo