Estudantes do 3º ano de Biotecnologia apresentam seus projetos de pesquisa do Módulo II do curso – Campus Jaguariaíva

No dia 21 de novembro, estudantes do 3º ano do curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio realizaram apresentações de projetos de pesquisa desenvolvidos no curso durante o 2º semestre de 2018, compreendendo as 5 disciplinas do Módulo II: Biotecnologia dos biofármacos e biodefensivos; Biotecnologia na produção de alimentos; Controle de qualidade microbiológico de bioprodutos; Controle de qualidade físico-químico de bioprodutos e Meio ambiente e a biotecnologia.

A partir de pesquisa científica e com o objetivo principal de “produzir um alimento biotecnológico seguindo as boas práticas de fabricação e avaliar a eficiência de um método de conservação do alimento”, foram apresentados projetos voltados à fabricação de vinho, hidromel, pães, iogurte, picles, dentre outros. Além de justificar a escolha do produto dentro do contexto do curso (Biotecnologia), cada equipe apresentou os resultados de análises físico-químicas e microbiológicas, além de apontamentos e comparações com relação à legislação vigente e outros trabalhos científicos desenvolvidos na área.
Os projetos têm a orientação das docentes Catiussa e Danielle, e contou com a participação de uma banca avaliadora formada por servidores e convidada externa: Luiz Carlos Vaz Rodrigues, Luís Fernando Firmino Demetrio e Gabriela Martins Pinheiro Kano (membro externo).