#DiaInternacionaldaMulher: Biblioteca promove dia de mobilização – Campus Jaguariaíva

#DiaInternacionaldaMulher: Biblioteca promove dia de mobilização

Ao longo do mês de Março, a Biblioteca do IFPR Campus Jaguariaíva junto a uma Comissão Organizadora formada por alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Biotecnologia e em Alimentos, e o Curso Superior de Tecnologia de Gestão da Qualidade, promoverão uma série de atividades no Campus para marcar a relevância do tema.

O objetivo da mobilização deste mês é transmitir uma mensagem taxativa: que é necessário pôr fim à discriminação, à subordinação, ao assédio e à violência que todas as mulheres sofrem pelo simples fato de serem mulheres. São reivindicações justas, que há muito tempo deveriam ter sido alcançadas, e que devem ser partilhadas por todos.

No dia 8 foram realizadas:

• Apresentações culturais de dança e declamação de poesia,
  • Rodas de conversa sobre feminicídio e assédio, feminismo x femismo, papel da mulher na sociedade do séc. XXI, e sororidade,
  • Rádio Empoderamento: com músicas nos intervalos das aulas que falam sobre a luta das mulheres,
  • Mobilização Batom Vermelho:  servidores e alunos foram convidados a virem de batom vermelho para suas atividades no Campus Jaguariaíva do IFPR. O batom vermelho simboliza, como ocorre em muitos relacionamentos abusivos, as imposições do homem sobre as mulheres, onde buscam inferiorizá-las e reafirmarem a necessidade de dependência da mulher com o agressor,
  • Exposições de desenhos,
  • Caixinha solidária disponibilizando itens de higiene nos banheiros femininos,
  • Frases de empoderamento nos vidros da biblioteca.

A programação continua ao longo do mês, com oficina de defesa pessoal para mulheres, sessão de filme, sarau artístico e outras atividades!