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NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) é responsável pela preparação da instituição para receber pessoas com algum tipo de deficiência, fomentando a implantação e consolidação de políticas inclusivas no IFPR por meio da garantia do acesso, permanência e êxito do estudante com necessidades educacionais específicas, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente, o NAPNE é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proens), que tem por finalidade desenvolver políticas de apoio estudantil por meio de ações que promovam a melhoria do desempenho escolar/acadêmico do estudante com deficiência.

A seguir, veja quais são as responsabilidades dos coordenadores dos NAPNEs:

a) Promover ações de sensibilização da comunidade escolar quanto a temática da Educação Inclusiva;
b) Levantar a demanda de pessoas com necessidades educacionais específicas na instituição, comunicando à Direção-Geral do campus e à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação a importância e o tipo de atendimento a ser realizado;
c) Contribuir para a adequação dos Projetos Político-Pedagógicos de modo a contemplar a educação inclusiva, oferecendo informações atualizadas à Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como aos demais gestores do campus;
d) Articular os diversos setores da instituição nas atividades relativas à inclusão, divulgando as ações prioritárias;
e) Participar das discussões relativas a reformas e construção de novas unidades, garantindo a acessibilidade às edificações, aos mobiliários, aos espaços e equipamentos, com vistas à mobilidade das pessoas de maneira autônoma e segura, conforme previsto em legislação própria;
f) Estabelecer contato com instituições ou organizações que atendam pessoas com necessidades educacionais específicas, visando desenvolver trabalhos em parceria;
g) Divulgar as ações do TEC NEP/NAPNE da SETEC para a comunidade em geral;
h) Representar o NAPNE nas ocasiões em que se fizer necessário.

Responsável:

Otoniel Rodrigues Silva
Professor Pedagogo
Coordenador do NAPNE