Oficina de estêncil traz arte de rua para inspirar e transformar os espaços escolares – Campus Jaguariaíva

As atividades aconteceram nas aulas de Arte durante três encontros no mês de junho, contando com a participação dos estudantes do 1º ano do curso técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio.

A técnica utilizada foi a de impressão de desenhos e ilustrações através da aplicação de tinta com molde vazado sobre superfície de cimento.

As imagens são fruto do processo criativo de cada participante concretizadas após estudos realizados sobre o movimento hip hop, e produção coletiva com base em intervenções artísticas de Mônica Nador.

A atividade propõe uma abertura ao outro, ao contexto que circunda os nossos jovens e que ao fazer arte para todos, também possam explorar o seu autoconhecimento através de linguagem visual.

Dentre várias imagens propostas, para o estudante Afonso, ” a bota representa a minha cultura influenciada desde quando nasci, que é a cultura gaúcha e sertaneja. Pois amo tudo que envolve fazenda, principalmente cavalos. A cor escolhida para a bota foi a marrom, cor da terra e do barro”.

Para a estudante Maria Caroline Soares, “o desenho foi inspirado no ser humano, na forma simbólica dos pensamentos. Já os pássaros representam a liberdade de nossos pensamentos, emoções, sentimentos, entre outras coisas”.