/ Notícias / Estudante do Campus Jaguariaíva conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Estudante do Campus Jaguariaíva conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Publicado em

A 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro. Nesta versão, devido à pandemia da SARS-COVID-19, as atividades ocorreram de maneira remota com a participação de todos os estados brasileiros.

A estudante do segundo ano do curso Técnico em Biotecnologia I.E.M do Campus Jaguariaíva, Júlia Dzworniakiewscz de Araújo, conquistou a medalha de bronze e, com a pontuação obtida nesta etapa, foi convidada para participar do processo seletivo que irá eleger duas equipes para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

O resultado desta conquista vem afirmar que as políticas para a educação profissional e tecnológica na modalidade integrada podem render frutos, uma vez que as propostas dos Institutos Federais têm focado na formação integral e politécnica dos estudantes, promovendo a ciência, a cultura e a tecnologia de forma indissociada.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais. (Fonte: oba.org.br)

IFPR Campus Jaguariaíva – Av. Eloa Martins Passos Felix – Rod. 151 Km 213,7  | Jaguariaíva – PR – Brasil | CEP 84200-000 | Tel: (43) 3535-7415

Topo