/ Notícias / Certificação do Ensino Médio ENCCEJA 2020 [atual. 17/12/2021]

Certificação do Ensino Médio ENCCEJA 2020 [atual. 17/12/2021]

Publicado em

Fonte: MEC – Ministério da Educação | INEP, 2021

O período para a solicitação da Certificação do Ensino Médio ou da Declaração Parcial de Proficiência com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), edição 2020, inicia-se em 20 de dezembro de 2021, nos 19 campi certificadores do IFPR. Não há prazo de término para requisição e nem cobrança de taxa. Confira o edital completo.

A Certificação do Ensino Médio com base no resultado do Encceja é uma possibilidade oferecida aos interessados que não concluíram o ensino médio e que, na data da realização do exame, tinham a idade mínima de 18 anos.

Os campi certificadores do IFPR são: Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Coronel Vivida, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jaguariaíva, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba e União da Vitória.

Certificado de Conclusão do Ensino Médio – O interessado em obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio com base nos resultados do Encceja deverá atender aos seguintes requisitos:

  • ter idade mínima de 18 anos completos na data de realização do exame do Encceja (edição 2020), ou seja, em 29 de agosto de 2021;
  • ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada área de conhecimento do Encceja (edição 2020);
  • ter atingido nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação do Encceja (edição 2020);
  • não ter concluído o ensino médio.

Declaração Parcial de Proficiência – Já o interessado em obter a Declaração Parcial de Proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio com base nos resultados do Encceja deverá atender aos seguintes requisitos:

  • ter idade mínima de 18 anos completos na data de realização do exame do Encceja (edição 2020), ou seja, em 29 de agosto de 2021;
  • ter atingido o mínimo de 100 pontos na(s) área(s) de conhecimento que deseja certificação.

Solicitação – Poderá solicitar a certificação, junto ao IFPR, o próprio interessado que tenha realizado o Encceja (edição 2020) ou o seu Responsável Pedagógico, que é a pessoa designada pela Unidade Prisional ou Socioeducativa para representar o adulto privado de liberdade ou jovem sob medidas socioeducativas.

A solicitação deve ser feita por e-mail dos respectivos campi – que constam no edital – com os documentos exigidos em anexo (a relação completa está no art. 13 do Edital). Após a emissão, a certificação poderá ser retirada pelo requerente ou por terceiros, mediante agendamento com a Secretaria Acadêmica do Campus demandado.

Confira o edital completo.

IFPR Campus Jaguariaíva – Av. Eloa Martins Passos Felix – Rod. 151 Km 213,7  | Jaguariaíva – PR – Brasil | CEP 84200-000 | Tel: (43) 3535-7415

Topo