ENCCEJA – Campus Jaguariaíva
Acadêmico ENCCEJA

ENCCEJA

Atualizado em

Copiado!

Certificação do Ensino Médio ENCCEJA 2023

Não há prazo de término para requisição e nem cobrança de taxa. Confira o edital completo.

Pode solicitar a certificação quem atenda aos pré-requisitos e, no ato da inscrição para o Encceja 2023, tenha escolhido um desses 18 campi do IFPR como unidade certificadora.

Além do certificado de conclusão do Ensino Médio, com base nos resultados do Encceja 2023, também é possível solicitar no IFPR a declaração parcial de proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio.

Não há prazo de término para a solicitação desses dois tipos de requisição. Também não é necessário apresentar comprovante de conclusão do Ensino Fundamental para requerê-las.

Como solicitar

Candidatos que, no momento da inscrição no Encceja,  optaram pelo Campus Jaguariaíva como unidade certificadoradevem solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio, incluindo os documentos exigidos conforme item 13 deste edital,  exclusivamente por meio do link: SOLICITAÇÃO

Dúvidas, falar com a Secretaria Acadêmica do Campus – telefone (43) 3233-2070 – Ramal 1.

Pré-requisitos

Para solicitar o certificado, é preciso ter idade mínima de 18 anos (completos até a data de realização do Encceja 2023, ou seja, em 27/08/2023); ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada área de conhecimento do Exame; ter atingido nota igual ou superior a 5,0 pontos na prova de redação e não ter concluído o Ensino Médio.

Para obter a declaração parcial de proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio também é preciso ter 18 anos e ter atingido 100 pontos na(s) área(s) de conhecimento para a qual(ais) deseja certificação. Para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o requerente deverá ter atingindo, concomitantemente, o mínimo de 100 pontos na prova objetiva específica desta área e nota igual ou superior a 5,0 pontos na prova de redação.

Áreas de conhecimento

As áreas de conhecimento para certificação compreendem os seguintes componentes curriculares do Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química.

Composição de notas

Para compor as exigências relativas à emissão de certificação de conclusão do Ensino Médio é permitido ao interessado o aproveitamento de declarações parciais de proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio obtidas em provas do Encceja (Ensino Médio) realizadas no Brasil, edições de 2006 a 2008 e 2017 a 2019; em provas do Encceja realizadas no exterior, edições a partir de 2011, e em provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições de 2009 a 2016.

Exames anteriores

O IFPR continua realizando a emissão de certificados e declarações com base em resultados de edições anteriores do Enem e do Encceja (consulte os campi que oferecem este serviço no anexo II do Edital Proens-IFPR/01/2024).

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.