Procedimentos de Aproveitamento de Estudos Anteriores e de Certificação de Conhecimentos Anteriores – Campus Jaguariaíva

Atualizado em

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES

O aproveitamento de estudos anteriores compreende o processo de aproveitamento de componentes curriculares cursadas com êxito em outros cursos.

Outras informações e Formulário de SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES

Listamos abaixo as dúvidas mais comuns dos(as) estudantes e professores(as) em relação à solicitação deste procedimento:

– Histórico e ementas dos componentes curriculares (disciplina) No caso do(a) estudante ser ex-aluno(a) da Educação a Distância do IFPR:
Mesmo que o(a) estudante tenha feito outro curso no IFPR, deverá anexar à sua solicitação a cópia do histórico escolar e das ementas dos componentes curriculares (disciplinas) que pretende eliminar.
Para obter as ementas o(a) estudante poderá acessar Projeto Pedagógico do Curso (na página principal da página “Ensino a Distância”. Caso o estudante apresente dificuldades em retirar a ementa do Projeto Pedagógico do Curso, poderá encaminhar o PPC completo.

Cursos anteriores a 2015: entrar em contato com pedagogico.ead@ifpr.edu.br (até 5 dias úteis para retorno).

Para obter o histórico escolar o(a) estudante deverá acessar o tutorial.

Além destas opções, o(a) estudante do IFPR poderá solicitar cópia do histórico escolar e ementas das disciplinas através do e-mail secretaria.ead@ifpr.edu.br.

No caso do(a) estudante NÃO ser ex-aluno(a) da Educação a Distância do IFPR:
As ementas e o histórico escolar de cursos concluídos em outras instituições deverão ser vistados pela instituição de origem que deverá ser credenciada pelo MEC e enviados por meio do formulário conforme orientações.

Aproveitamento de estudos entre níveis de estudo diferentes:
É vedado o aproveitamento de estudos entre níveis diferentes, ou seja, componentes curriculares (disciplinas) de cursos de graduação ou pós-graduação não podem ser aproveitados para cursos técnicos. Entretanto, o(a) estudante que tenha concluído curso superior e deseja aproveitar nos cursos técnicos de nível médio os conhecimentos obtidos naquele nível de ensino deverá seguir os procedimentos de Certificação de Conhecimentos Anteriores.

CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES

Neste procedimento o conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. Assim, no preenchimento da questão JUSTIFICATIVA do formulário de solicitação o(a) estudante deverá, obrigatoriamente, fornecer informações fundamentadas sobre sua experiência profissional e de educação não-formal que tenha relação com os conhecimentos dos componentes curriculares a serem convalidados.
Lembramos que, como os nossos cursos são modulares, para receber a Certificação o(a) estudante deverá demonstrar domínio de conhecimento em todos os componentes curriculares do módulo.

Outras informações e Formulário para CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.