Estudantes constroem terrário para o projeto “Simulação do Planeta Terra” – Campus Jaguariaíva

Estudantes constroem terrário para o projeto “Simulação do Planeta Terra”

Na manhã desta quarta-feira (20), os estudantes do 1° ano do curso Técnico em Biotecnologia executaram mais uma etapa do projeto “Simulação do Planeta Terra”.

Sob orientação do professor de Química, Victor Bianchetti, os alunos construíram, dentro de um aquário, um terrário – um ecossistema que deve funcionar de maneira autossuficiente até o fim de agosto, quando o projeto será encerrado.

De acordo com o professor Victor, “muitos alunos se questionaram se as plantas sobreviveriam naquele ambiente completamente fechado. Alguns ponderaram que não haveria oxigênio disponível para as plantas, enquanto outros se preocuparam com a possibilidade de toda a água presente no sistema ‘secar'”, declarou o docente.

Ao longo do projeto, serão discutidas temáticas da Química, e de outras áreas da Ciência, que poderão auxiliar os estudantes na proposição de respostas para esses e outros
questionamentos. Dentre essas temáticas, destacam-se: as reações químicas de respiração celular e fotossíntese; os ciclos biogeoquímicos; o ciclo da água; os fenômenos de absorção e adsorção; a formação do solo, entre outros. Ademais, serão discutidas questões como a disponibilidade de recursos no planeta Terra e o consumismo.

Quem se interessar pode acompanhar o trabalho de um dos grupos no Instagram. Os estudantes criaram um perfil (@templodabatataif) onde serão postadas fotos do desenvolvimento do ecossistema, que recebeu o nome de Templo da Batata!